Monotrilho

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o Monotrilho

Linha 17 – Ouro

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A partir de 11 / 10 / 2010 as notícias estão colocadas nas páginas “Monotrilho – Ultimas notícias”
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Outubro 2010

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Monotrilho no Morumbi (11/10/10 – Conteúdo Livre)

EDITORIAL: FOLHA DE SÃO PAULO

Não resta dúvida de que uma expressiva fração da população de São Paulo se beneficiaria do projeto da linha 17-ouro do metrô, que pretende ligar o eixo norte-sul do sistema de trens metropolitanos ao bairro do Morumbi.
O novo trajeto cumpriria a tarefa de oferecer opções de locomoção aos usuários do aeroporto de Congonhas e aos moradores do bairro popular de Paraisópolis, hoje carentes de transporte.
Uma parcela dos moradores do Morumbi, no entanto, manifestou na última semana oposição ao projeto. A obra prevê desapropriações de lojas, imóveis de alto padrão e empreendimentos imobiliários ainda não construídos.
O primeiro ponto a considerar diz respeito à necessidade de o Estado, a prosseguir com o projeto, garantir o ressarcimento adequado a quem for afetado pela intervenção. Mas esta não é a principal preocupação quanto ao plano. As críticas voltam-se, em especial, contra o tipo de transporte proposto -o monotrilho.
Veículos leves devem trafegar sobre uma estrutura elevada 15 metros acima das ruas e avenidas da região. Colunas de sustentação se espalharão em intervalos de 30 metros ao longo dos cerca de 20 km de extensão da nova linha.
O governo ressalta que o monotrilho é mais barato e pode ser construído com mais rapidez do que o trem subterrâneo. Moradores temem, todavia, que as pesadas estruturas dos pilares e da via suspensa, bem como o tráfego dos vagões, possa ocasionar “degradação visual, sonora, ausência de privacidade, desvalorização imobiliária e aumento da criminalidade” -como argumenta uma entidade do bairro em representação ao Ministério Público.
As apreensões dos moradores quanto a uma espécie de novo Minhocão que se ergueria no local podem ser exageradas. Argumenta-se em contrário que se o entorno das vias for bem conservado e integrado ao bairro, os danos temidos seriam evitados.
É preciso no entanto que o governo abra-se ao diálogo e demonstre que um processo de degradação não está em curso. Ou então que adote outras soluções.

Zona Sul e Zona Leste de São Paulo brigam por investimentos para atrair o Mundial de 2014 (6/10/10 – Acessado em 11/10/10 – De olho em 2014)

O lançamento do edital para construção da Linha Ouro do Metrô, que ligará a estação São Paulo-Morumbi ao Aeroporto de Congonhas e à Linha Azul, Norte-Sul, até 2013, é um elemento a mais a lançar dúvidas se essa disputa está de fato ganha pelo Corinthians ou se ainda há possibilidade de o São Paulo virar o jogo.

SP tem 6 projetos de monotrilho. 4 polêmicos (10/10/10 – Estadão)

…” Morumbi. O caso de maior tensão é no Morumbi. Lá, a construção da Linha 17-Ouro prevê desapropriação de pelo menos 50 casas de alto padrão. Donos prometem ir à Justiça e já acionaram o Ministério Público. Márcia Vailoretti, da Associação de Segurança e Cidadania da Vila Sônia, Morumbi e Butantã, diz que o bairro foi cuidado por muitos anos pelas famílias para sofrer essa intervenção. “Muitos terão de sair. E sabemos que o poder público não faz manutenção desses equipamentos.”

A região, porém, está dividida. A União de Moradores de Paraisópolis afirma que é primordial a chegada do transporte público. Diferentemente dos vizinhos, moradores ali torcem para que um dia o metrô chegue ao local. “…

Para entidades, só ações na Justiça e mobilização poderão barrar monotrilho (28/09/10 – Acessado em 9/10/10 – Rede Nossa SP)

“Estas audiências públicas são feitas apenas para justificar que a população foi ouvida. É apenas para constar. Já está tudo acertado.” Estas afirmações, feitas por Alberto Singer, da Sociedade dos Moradores do Morumbi, sintetizam a opinião predominante entre as entidades da sociedade civil e cidadãos que participaram da audiência para debater a licença ambiental para a linha de monotrilho que ligará o Jabaquara ao Aeroporto de Congonhas e Morumbi ” …

… ”  Um dos principais argumentos das organizações e pessoas contrárias ao sistema de monotrilho é que, apesar das audiências públicas, a Prefeitura e o Governo Estadual não estariam levando em consideração a opinião dos moradores. “A gente espera que [os governantes] reconsiderem a decisão e não nos enfiem goela abaixo um projeto que é rejeitado por 90% da população”, protestou Cristina Antunes, diretora da Associação dos Moradores dos Jardins Petrópolis e dos Estados (Sajape). ” …

… “Outra situação denunciada pelos moradores é que as obras previstas na região do Morumbi incluem a desapropriação de uma grande área no entorno do estádio para construir um estacionamento com 1.600 vagas. “O projeto da Linha 17 Ouro foi fortemente influenciado pela possibilidade da Copa de 2014, em São Paulo, ser realizada no Morumbi”, lembrou Ricardo Galassi, integrante do Movimento Morumbi Total. Em sua opinião, com a mudança da sede da Copa para o futuro estádio do Corinthians, na Zona Leste, a obra deveria ser revista.  “…

MP quer avaliar impacto de obra de monotrilho no Morumbi (8/10/10 – CBN) Audio

Entrevista  do promotor Raul de Godoy Filho ao jornalista Milton Jung

Obra no sistema de transporte preocupa para a Copa de 2014 (08/10/2010 às 23h36: Jornal da Record) – Vídeo

A construção do monotrilho pode mexer com a paisagem da cidade e com o meio ambiente. Serão mais 21 km de monotrilhos. Os trens vão circular em cima de pilares de 15 m de altura. A linha deve ligar o aeroporto de Congonhas aos bairros do Morumbi e Jabaquara, na zona sul de São Paulo.

Inquérito questiona impacto ambiental e urbanístico da obra em projeto do monotrilho da zona sul (8/10/10 – Rádio Bandeirantes)

…” Diretora do Movimento Defenda São Paulo, Lucila Lacreta, responsável pela representação, teme pelo estrago ao longo do traçado de 21km.

O promotor de justiça, Raul de Godoy Filho, que encaminhou um ofício ao Metrô, aguarda a resposta nos próximos 20 dias.

O Metrô de São Paulo não atendeu ao pedido de entrevista e como resposta encaminhou um texto sobre o edital da obra. “…

Ouça o áudio sobre a matéria

Bombardier busca mais monotrilhos (7/6/10 – Agência T1 – Accessado em 9/10/10)

” A maior e mais rentável operação da canadense Bombardier no mundo não é a produção de aviões, mas de trens de passageiros.” …

“A canadense saiu com o melhor preço na licitação para o primeiro monotrilho do país, o Expresso Tiradentes, na zona Sul da capital paulista – a oferta, de R$ 2,9 bilhões, é quase R$ 2 bilhões menor do que a proposta do segundo colocado. O contrato não foi fechado – há ajustes a fazer na proposta – mas a empresa está otimista com o desfecho, que pode ocorrer nos próximos dias. Enquanto isso, está de olho na linha Ouro do Metrô, outro projeto em São Paulo, ligando o aeroporto de Congonhas ao estádio do Morumbi, estimado em R$ 3,3 bilhões …”

“Uma vantagem da Bombardier no mercado de monotrilho é a falta de concorrentes. …”

Monotrilho!!! Linha 17 Ouro…uma visão do inferno (5/9/10 – Psico-ambiental – Acessado em 8/10/10)

MP apura irregularidades no Monotrilho do Morumbi – Moradores da região e organizações sociais querem detalhes sobre desapropriações (8/10/10 – Portal 2014)

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Monotrilho linha 17 – Ouro do Metrô: muita água ainda vai passar sob essa ponte… (8/10/10 – Pânico em SP)

Agora a pouco (umas 10 da manhã), o promotor de justiça Raul de Godoy Filho, encarregado da diligência em razão do inquérito aberto pelo Ministério Público para averiguar as condições de implantação do monotrilho conhecido como Metrô Leve da futura linha 17 – Ouro, que fará a ligação entre o Estádio do Morumbi, o aeroporto de Congonhas, e as estações São Judas e Jabaquara foi entrevistado por telefone por Milton Jung no programa CBN SP da rádio CBN.

Entre diversas questões, Milton perguntou o que levou a instaurar este inquérito. Segundo o promotor, ele recebeu pedidos de associações de bairro e outros da região do Morumbi que estão preocupados com a legalidade e viabilidade desta obra em relação ao plano paisagístico e urbanístico da cidade. Uma das principais questões da população local, segundo o promotor, é por que implantar o monotrilho, e não outras formas de transporte. O promotor também disse que o Metrô de São Paulo deve apresentar os motivos para se usar o monotrilho,apontando todos os motivos urbanísticos, sociais , ambientais e outros. O promotor quer saber de todas as negociações e de tudo o que aconteceu até agora.

Indagado sobre a possibilidade de haver questões particulares envolvidas, o promotor afirmou que tais questões possivelmente existam, mas que não se envolverá com elas, atendo-se à questão pública.

Segundo Milton Jung, uma das questões levantadas foi a de que um estacionamento seria contruido em frente ao Estádio do Morumbi, o que seria usar o dinheiro público para beneficiar um órgão particular, o Estádio do Morumbi. O promotor disse que isso também será levado em questão.
Segundo o Doutor Raul de Godoy Filho, a promotoria pública busca o menor impacto ao ambiente, sem ferir as normas ambientais e urbanísticas do local. Ele pretende terminar a diligência em 20 dias.

Sem a Copa, Morumbi faz planos de ser coberto, reformado e se tornar acessível ao torcedor (7/10/10 – Blog do Bairro Morumbi)

Metrô Leve Morumbi / Metrô Leve Cachoeirinha: uma solução, dois pontos de vista. (7/10/10 – Pânico em SP)

A bem da verdade (7/10/10 – Blog do Morumbi)

Promotoria de SP vai investigar monotrilho na região do Morumbi (07/10/2010 – 08h05 – Folha.com)

O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para apurar se há “irregularidades e danos à ordem urbanística” na implantação da linha 17-ouro do metrô, que ligará o aeroporto de Congonhas aos bairros do Morumbi e Jabaquara.

A investigação foi aberta ontem, após representação da ONG Movimento Defenda São Paulo e do Palm Springs, um condomínio de casas de alto padrão do Morumbi. O promotor Raul de Godoy Filho pediu informações à SPTrans, à Casa Civil do governo de SP e à prefeitura

Monotrilho no Morumbi quer desapropriar até prédio na planta (7/10/10 – Morumbi Net)

Kassab volta a falar em morumbi 2014 (6/10/10 –  São Paulo Tricolor)

MP apura construção do Monotrilho (6/10/10 – JusBrasil)

A Promotoria de Habitação e Urbanismo instaurou, nesta quarta-feira (6), inquérito civil para apurar eventuais irregularidades e danos à ordem urbanística na aprovação e implantação do projeto da Linha 17 – Ouro do Metrô-Monotrilho.

O promotor de Justiça Raul de Godoy Filho encaminhou ofícios à São Paulo Transportes (SPTrans), à Secretaria Estadual da Casa Civil e à Prefeitura de São Paulo, solicitando informações sobre o projeto, inclusive detalhes técnicos acerca da escolha do modelo de transporte a ser implantado, quais intervenções serão necessárias para a construção da via, danos ambientais, e desapropriações.

Morumbi em choque (6/10/10 – Barbara Strauss )

Obra para implantação do monotrilho é de interesse público, diz Metrô (6/10/10 – Folha.com)

Monotrilho de Manaus para Copa fica sem financiamento (4/10/10 – Estadão)

“A Caixa Econômica Federal não vai financiar o monotrilho, previsto no projeto de mobilidade urbana que faz parte das obras de Manaus para a Copa de 2014. A negativa atende à recomendação do Ministério Público Federal no Amazonas, que considerou o projeto incompleto e não encaixado nos requisitos legais. “

Bombardier ganha licitação para construir monotrilho em São Paulo. (5/10/10 – Timedafe)

Sai edital de licitação para linha Ouro do Metrô de SP (5/10/10 – Canal do transporte)

Linha 17 – Ouro – Ligação do Aeroporto de Congonhas à Rede Metroferroviária -Retificação de Informações do Item 6.4.9 Áreas Passíveis de Desapropriação – Estudo de Impacto Ambiental (Metrô – Arquivo PDF)

Imagens e detalhes das obras no entorno do Morumbi (Blog do Navarro )

Imagens e detalhes das obras no entorno do Morumbi (6/10/10 – SPNet)

Monotrilho em SP quer desapropriar até prédio na planta (6/10/10 – Rodrigues de França Advogado)
Monotrilho em SP quer desapropriar até prédio na planta (06/10/2010 – Folha)

Monotrilho em SP quer desapropriar até prédio na planta – Comentários sobre a matéria (6/10/10 – Folha.com)

Detalhes da reforma do Morumbi (5/10/10 – SPNet)

Antigos moradores se mobilizam contra Morumbi “popular”, em SP (3/10/10 – Folha.com)

Obra de monotrilho do Morumbi vai durar 3,5 anos (1/10/10 – Estadão)

Bombardier terá centro de tecnologia de monotrilho no País (1/10/10 –  ChicoMacena)

Bombardier terá centro de tecnologia de monotrilho no País (1/10/10 – Notícias Tecnologia)

Governo lança edital para Linha Ouro do Metrô (1/10/10 – Joven Pan Online)

Edital para linha Ouro do Metrô é lançado (1/10/10 – Caderno SP)

Bombardier terá centro de tecnologia de monotrilho no País (1/10/10 – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana

Setembro 2010

Para entidades, só ações na Justiça e mobilização poderão barrar monotrilho (28/09/2010 – Movimento Nossa São Paulo)

Governador lança edital para licitação da linha 17-Ouro
do Metrô e diz que obras devem durar três anos
(30/9/10 – R7 Notícias)

Monotrilho ainda não convence (30/9/10 – Planeta Sustentável Abril)

Mesmo descartado, aniversariante Morumbi também se beneficiará com a Copa no Brasil (30/9/10 R7 Esportes)

Moradores de SP se unem para impedir monotrilho (27/9/10 – Estadão)

Monotrilho na cidade de São Paulo: solução ou problema? (24/9/10 – Blog da Raquel Rolnik)

Moradores da região do Morumbi fazem abaixo-assinado contra monotrilho (29/9/10 – Folha.com)

Moradores da região do Morumbi fazem abaixo-assinado contra monotrilho (24/9/10 – ClickPB)

Audiência de monotrilho tem palhaço e gritos (21/9/10 – Estadão)

São Paulo terá que explicar uso de terreno do Morumbi (21/9/10 – Tricolor Mania)

Metrô vai desapropriar imóveis no Morumbi (15/9/10 eBand)

Metrô de SP define áreas que serão desapropriadas no Morumbi (14/9/10 – Terra)

Engambelação de Serra e Kassab, o “metrô de superfície” ou “monotrilho” ( novilíngua tucana é fo$%&*da! ) não cola. População rejeita trambicagem, fato reconhecido por vereador tucano. (9/9/10 – Encalhe)

Sonho ou realidade: Os monotrilhos da M’Boi Mirim.  (Mestrando Instituto de Relacoes Internacionais – IRI/ USP: Adalberto Felicio Maluf Filho)

Agosto 2010

O tempo contra o monotrilho (26/8/10 – Abril : Blog do Jonas)

Monotrilho não é Metrô (25/8/10 – Chico Macena)

Morumbi quer mudar nova linha do metrô (20 de agosto de 2010 – estadao.com.br)

Monotrilho desapropria e ameaça visual no Morumbi (14/08/2010 – Folha.com)

Comentários sobre : Monotrilho desapropria e ameaça visual no Morumbi (Folha.com)

Julho 2010

Desapropriações: como funcionam e o que fazer se o poder público quiser o seu lugar (1/7/10 – UOL –  Casa e  Imóveis )

Metrô paga pouco em indenizações por propriedades. Dersa paga muito. (4/7/08 – Blog – Encalhe)


Junho 2010

Política Urbana aprova audiência para conhecer projetos de monotrilho (15/6/10 – OAB SP)

Maio 2010

Valores de desapropriações levam Metrô de SP à Justiça (28/05/2009 – 12:31 – Agência Estado)

One Response to Monotrilho

  1. Amauri Alves says:

    Obrigado por citar meu texto 😉

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