Notícias da semana – 6 a 12 de dezembro de 2010

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A conta não fecha com monotrilhos (Exame.com)

Projetos de monotrilho, o trem que corre num elevado, brotaram em metrópoles brasileiras como solução para desafogar o transporte público. Será a melhor escolha?

” De um ano para cá, construtoras, consultorias e fabricantes de equipamentos começaram a apresentar o trem elevado como uma alternativa de transporte factível a tempo de atender ao movimento da Copa do Mundo e ainda desafogar o congestionado transporte público de várias capitais. O monotrilho é alvo de discussões em cidades como Belo Horizonte, Cuiabá, Florianópolis, Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro — e levanta mais dúvidas do que certezas. No âmbito internacional é visto com reservas. “Infelizmente, o monotrilho falhou no cumprimento de sua promessa”, escreveu o especialista inglês em planejamento urbano Lloyd Wright num estudo que é referência no setor.

“Em vez de iniciar uma nova era de transporte público rápido e limpo, sua história tem sido a de corredores limitados, que se mostram financeiramente insustentáveis.” “Quando comparamos a capacidade e o custo de instalação à demanda das grandes cidades brasileiras, principalmente de São Paulo, vemos que a conta não fecha”, afirma Sergio Ejzenberg, consultor da área de transportes. O monotrilho é um veículo de capacidade média indicado para, no máximo, interligar meios mais robustos, caso dos metrôs e trens de superfície. Há pouco mais de 50 linhas operando no mundo. Quase 40 delas são de curta distância, localizadas em aeroportos, parques e outras áreas turísticas. Os projetos que tiveram a pretensão de transformar o elevado em transporte de massa apresentaram diversos problemas.

Ministério Público pede fim da concorrência para o monotrilho (DCI)

O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo recomendaram ao governo do estadual, à Secretaria Estadual de Transportes e ao Metrô que suspendam a concorrência internacional que prevê a implantação de um sistema de monotrilho para a linha 17 (Ouro) do Metrô, que serviria de ligação entre bairros da cidade e o estádio do Morumbi

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Promotor pede para Metrô de SP manter obra da linha 5 parada (Folha.com)

O promotor Luiz Fernando Rodrigues Pinto Jr. fez recomendação formal ao Metrô de São Paulo nesta quinta-feira para que não autorize as obras da linha 5-lilás, suspeita de fraude.

Secretário dos Transportes Metropolitanos é convocado a falar sobre a Linha 5 do Metrô (JusClip)

Em reunião da Comissão de Fiscalização e Controle realizada nesta quarta-feira, 8/12, os parlamentares aprovaram requerimento do deputado Donisete Braga (PT) solicitando a convocação do secretário dos Transportes, José Luiz Portella, para falar sobre os fatos relacionados aos contratos da Linha 5 – Lilás do Metrô suspensos por indícios de fraude na licitação.

A expansão do metrô (ABIFER)

O governo já contraiu empréstimos internacionais para ampliação da Linha 2-Verde, entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes, e para a construção da Linha 17-Ouro. O Orçamento estadual para 2011 reserva R$ 4,4 bilhões para obras do metrô, modernização das linhas em operação e compra de equipamentos.

Ônibus, metrô ou veículos particulares ? (HSM)

De que modo o transporte de pessoas pode ser repensado, sob uma visão que propõe eficiência energética, redução de poluentes e alternativas sustentáveis para o deslocamento de pessoas em grandes capitais.

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Construtora crê em redução de sedes da Copa do Mundo de 2014 (Estadão)

O presidente da Odebrecht Infraestrutura, Benedicto da Silva Junior, disse nesta terça-feira que acredita em uma redução do número de cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014. “Não enxergo 12 sedes como viáveis. Acho que ao longo do tempo isso vai se ajustar para oito ou dez sedes”, declarou. “

BNDES prevê investimentos de R$ 183 bilhões com Copa e Olimpíada (Portal 2014)

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, afirmou na última terça-feira (7) que a Copa de 2014 pode ter impacto de R$ 183,2 bilhões na economia brasileira.

MPF aponta preocupação com superfaturamento e prazos de obras da Copa (Portal 2014)

O Ministério Público Federal apresentou na última segunda-feira (6), em Brasília, os trabalhos desenvolvidos no âmbito da Copa do Mundo de 2014. O procurador da República Paulo Roberto de Carvalho disse que os principais problemas e preocupações enfrentados pelo grupo que acompanha as obras e licitações do Mundial são superfaturamento, prazos, descumprimento da Matriz de Responsabilidades, responsabilidade da União, projetos básicos deficientes, inovações legislativas por meio de medidas provisórias, inércia na atuação de gestores, aplicação de verbas públicas em bens privados e estouro no orçamento do evento.

Avanços no combate à corrupção, mas OCDE alerta: há risco de irregularidades em obras da Copa (O Globo)

Produzido a pedido da Controladoria Geral da União (CGU), o texto critica a carta branca dada pelo Congresso, na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2011, para que obras relacionadas a eventos esportivos descumpram a Lei de Licitações. O relatório de 83 páginas afirma que é preciso ficar vigilante às “operações de risco”, ligadas à Copa e às Olimpíadas.

Fifa crava abertura da Copa 2014 no Itaquerão (Joven Pan)

Secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, não deixa dúvidas em relação a estádio do Timão na Copa

Fifa diz estar ‘acertada’ questão do estádio do Corinthians na Copa-2014 (UOL)

Apesar de não ter feito uma declaração formal sobre o assunto, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, deu a entender nesta segunda-feira que a presença do novo estádio do Corinthians na Copa do Mundo de 2014 está praticamente certa.

SEGREDO DO LOGO DA COPA 2014 DESVENDADO

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Sobre saviah
Sociedade dos Amigos da Vila Inah - Saviah São Paulo - S.P.

One Response to Notícias da semana – 6 a 12 de dezembro de 2010

  1. Sandra Lia says:

    VocÊs leram na Folha de SP, hoje, 14/12/2010 na coluna da Mônica Bêrgamo a afirmação que nosso governador eleito Geraldo Alckimim fez em relação ao monotrilho???

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