Monotrilho – Últimas notícias (11/10/10)

Monotrilho no Morumbi (11/10/10 – Conteúdo Livre)

EDITORIAL: FOLHA DE SÃO PAULO

Não resta dúvida de que uma expressiva fração da população de São Paulo se beneficiaria do projeto da linha 17-ouro do metrô, que pretende ligar o eixo norte-sul do sistema de trens metropolitanos ao bairro do Morumbi.
O novo trajeto cumpriria a tarefa de oferecer opções de locomoção aos usuários do aeroporto de Congonhas e aos moradores do bairro popular de Paraisópolis, hoje carentes de transporte.
Uma parcela dos moradores do Morumbi, no entanto, manifestou na última semana oposição ao projeto. A obra prevê desapropriações de lojas, imóveis de alto padrão e empreendimentos imobiliários ainda não construídos.
O primeiro ponto a considerar diz respeito à necessidade de o Estado, a prosseguir com o projeto, garantir o ressarcimento adequado a quem for afetado pela intervenção. Mas esta não é a principal preocupação quanto ao plano. As críticas voltam-se, em especial, contra o tipo de transporte proposto -o monotrilho.
Veículos leves devem trafegar sobre uma estrutura elevada 15 metros acima das ruas e avenidas da região. Colunas de sustentação se espalharão em intervalos de 30 metros ao longo dos cerca de 20 km de extensão da nova linha.
O governo ressalta que o monotrilho é mais barato e pode ser construído com mais rapidez do que o trem subterrâneo. Moradores temem, todavia, que as pesadas estruturas dos pilares e da via suspensa, bem como o tráfego dos vagões, possa ocasionar “degradação visual, sonora, ausência de privacidade, desvalorização imobiliária e aumento da criminalidade” -como argumenta uma entidade do bairro em representação ao Ministério Público.
As apreensões dos moradores quanto a uma espécie de novo Minhocão que se ergueria no local podem ser exageradas. Argumenta-se em contrário que se o entorno das vias for bem conservado e integrado ao bairro, os danos temidos seriam evitados.
É preciso no entanto que o governo abra-se ao diálogo e demonstre que um processo de degradação não está em curso. Ou então que adote outras soluções.

Kassab nega comparação entre monotrilho e Minhocão (27/09/2010 – Acessado em 11/10/10 –  G1 )

Bairros de SP tentam impedir monotrilho (27/9/10 -Acessado em 11/10/10 – Intelog )

…” No último ano, a entidade (Mace) questionou o Metrô sobre dispositivos de segurança, capacidade do monotrilho e custo da operação. Não houve resposta, segundo Mendes. “…

…” Além do custo da obra, a sociedade questiona quanto será gasto para manter a operação do monotrilho. “Todos os modelos do mundo precisam de subsídio”, diz o administrador Adalberto Maluf Filho, morador da zona sul. Ele comparou o modelo paulista com monotrilhos de Las Vegas e Seattle, nos Estados Unidos, de Kuala Lumpur, na Malásia, e de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. “A maioria não deu certo por falta de recursos.” Cobrando uma passagem equivalente à do metrô, o poder público teria de gastar R$ 600 milhões com subsídios, segundo o estudo de Maluf Filho. “…

..

… “ Na representação (ao MP) , moradores do Morumbi comparam o monotrilho ao Minhocão (elevado que liga o centro à zona oeste), argumentando que o novo trem poderá causar “degradação visual, sonora, ausência de privacidade, desvalorização imobiliária e aumento da criminalidade”. ” …

… ” Até quem é a favor da Linha 17-Ouro admite que metrô subterrâneo seria mais eficiente. “Precisamos de transporte público. Só abrimos mão do monotrilho se nos garantirem que vão construir o metrô aqui”, diz Gilson Rodrigues, presidente da União de Moradores de Paraisópolis, na zona sul.

Metrô defende sistema, que sairá do papel em 2012 ( 10/10/10 – Acessado em 11/10/10 – Estadão)

Anúncios

Sobre saviah
Sociedade dos Amigos da Vila Inah - Saviah São Paulo - S.P.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: