Resumo da semana – 1 a 8 de outubro de 2010

..

Reunião sobre o monotrilho

No último dia 4  foi realizada a reunião sobre o monotrilho (linha 17 – Ouro ) que o Metrô pretende construir na nossa região. Teve a presença de cerca de 150 pessoas e representantes de várias asssociações de moradores das áreas afetadas, entre elas a Saviah.

Nela, foi feito um breve histórico sobre o assunto focado na reativação, ocorrida recentemente, do projeto de construção do trecho 3 da linha 17 que acarretará a desapropriação de um número significativo de imóveis no entorno do estádio do Morumbi. Foram também relatadas as iniciativas já em andamento e possíveis ações futuras das associações em relação ao tema. A ela se seguiu  uma apresentação de caráter mais técnico para esclarecer aos presentes as características do projeto e quais suas implicações ambientais e urbanisticas para a região.

..

Manifesto

No dia 8 a Saviah, em conjunto com outras associações de moradores, publicou no jornal “O Estado de São Paulo” (página B15) o “Manifesto de repúdio às soluções propostas no conjunto da obra  para a linha 17 – Ouro do Metrô, em Monotrilho ” onde questiona os custos, a tecnologia adotada e as consequências urbanísticas do projeto.

Ver a integra aqui no blog

Ver como PDF

..

Ministério Público

Promotoria de SP vai investigar monotrilho na região do Morumbi (07/10/2010 – 08h05 – Folha.com)

O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para apurar se há “irregularidades e danos à ordem urbanística” na implantação da linha 17-ouro do metrô, que ligará o aeroporto de Congonhas aos bairros do Morumbi e Jabaquara.

A investigação foi aberta ontem, após representação da ONG Movimento Defenda São Paulo e do Palm Springs, um condomínio de casas de alto padrão do Morumbi. O promotor Raul de Godoy Filho pediu informações à SPTrans, à Casa Civil do governo de SP e à prefeitura

Comentários sobre a matéria

Monotrilho linha 17 – Ouro do Metrô: muita água ainda vai passar sob essa ponte… (8/10/10 – Pânico em SP)

Agora a pouco (umas 10 da manhã), o promotor de justiça Raul de Godoy Filho, encarregado da diligência em razão do inquérito aberto pelo Ministério Público para averiguar as condições de implantação do monotrilho conhecido como Metrô Leve da futura linha 17 – Ouro, que fará a ligação entre o Estádio do Morumbi, o aeroporto de Congonhas, e as estações São Judas e Jabaquara foi entrevistado por telefone por Milton Jung no programa CBN SP da rádio CBN.

Entre diversas questões, Milton perguntou o que levou a instaurar este inquérito. Segundo o promotor, ele recebeu pedidos de associações de bairro e outros da região do Morumbi que estão preocupados com a legalidade e viabilidade desta obra em relação ao plano paisagístico e urbanístico da cidade. Uma das principais questões da população local, segundo o promotor, é por que implantar o monotrilho, e não outras formas de transporte. O promotor também disse que o Metrô de São Paulo deve apresentar os motivos para se usar o monotrilho,apontando todos os motivos urbanísticos, sociais , ambientais e outros. O promotor quer saber de todas as negociações e de tudo o que aconteceu até agora.

Indagado sobre a possibilidade de haver questões particulares envolvidas, o promotor afirmou que tais questões possivelmente existam, mas que não se envolverá com elas, atendo-se à questão pública.

Segundo Milton Jung, uma das questões levantadas foi a de que um estacionamento seria contruido em frente ao Estádio do Morumbi, o que seria usar o dinheiro público para beneficiar um órgão particular, o Estádio do Morumbi. O promotor disse que isso também será levado em questão.
Segundo o Doutor Raul de Godoy Filho, a promotoria pública busca o menor impacto ao ambiente, sem ferir as normas ambientais e urbanísticas do local. Ele pretende terminar a diligência em 20 dias.

..

Principais Notícias

MP quer avaliar impacto de obra de monotrilho no Morumbi (8/10/10 – CBN) Audio

Entrevista  do promotor Raul de Godoy Filho ao jornalista Milton Jung

Obra no sistema de transporte preocupa para a Copa de 2014 (08/10/2010 às 23h36: Jornal da Record) – Vídeo

A construção do monotrilho pode mexer com a paisagem da cidade e com o meio ambiente. Serão mais 21 km de monotrilhos. Os trens vão circular em cima de pilares de 15 m de altura. A linha deve ligar o aeroporto de Congonhas aos bairros do Morumbi e Jabaquara, na zona sul de São Paulo.

Antigos moradores se mobilizam contra Morumbi “popular”, em SP (3/10/10 – Folha.com)

Monotrilho em SP quer desapropriar até prédio na planta (06/10/2010 – Folha)

Comentários sobre a matéria (6/10/10 – Folha.com)

Monotrilho no Morumbi quer desapropriar até prédio na planta (7/10/10 – Morumbi Net)

Obra para implantação do monotrilho é de interesse público, diz Metrô (6/10/10 – Folha.com)

..

Governo lança edital para Linha Ouro do Metrô (1/10/10 – Joven Pan Online)

Bombardier terá centro de tecnologia de monotrilho no País (1/10/10 – Notícias Tecnologia)

Bombardier ganha licitação para construir monotrilho em São Paulo. (5/10/10 – Timedafe)

Áreas passíveis de despropriação da linha 17 (PDF – Metrô)

Nesse arquivo é possível ver as fotos dos imóveis que serão desapropriados bem como os mapas das áreas a serem despropriadas

..

Comentários

Morumbi em choque (6/10/10 – Barbara Strauss )

A bem da verdade (7/10/10 – Blog do Morumbi)

Metrô Leve Morumbi / Metrô Leve Cachoeirinha: uma solução, dois pontos de vista. (7/10/10 – Pânico em SP)



Anúncios

Sobre saviah
Sociedade dos Amigos da Vila Inah - Saviah São Paulo - S.P.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: